Para relatório, cerca de 35 milhões de jovens abandonarão o cristianismo até 2050
Documento de 131 páginas expõe sugestões para que a Igreja possa resistir a este evento
O relatório feito pela Pinetops Foundation e o Veritas Fórum carrega uma progeção de que até o ano de 2050 35 milhões de jovens abandonarão o cristianismo. Eles, que atualmente são constituídas por suas famílias cristã, é acreditado que os mesmos apostatarão da fé.
De acordo com o Gospel Prime, a fim de que se possa alcançar esta conclusão, foram avaliados outros relatórios e pesquisas que analisam atitudes de milhares de anos no que se refere à religião e se baseia mais em quatro grandes esforços de pesquisa e o resultado foi divulgado num documento constituído por 131 páginas, que é tido pelo nome de “The Great Opportunity”.
O relatório tem a sua referência na análise de pesquisas, tal como o Estudo da Paisagem Religiosa do Pew Research Center (2007-2014), o Baylor Religion Survey (2007 a 2011), uma pesquisa que foi feita em setembro de 2016 do Public Religion Research Institute e os Gallup Annual Religion Surveys (1992-2016).
“Com base nessas fontes de dados primárias, foram criados diversos cenários de comutação religiosa para as próximas 3 décadas, fazendo uso de dados de comutação e atitude mais recentes, harmonizando suposições que há entre as fontes de dados primárias”, diz no relatório.
“Nossas projeções são baseadas em técnica de modelagem semelhantes ao que se pode usar em um contexto profissional para previsões de mercado. Eles certamente divergirão da realidade ao longo do tempo, e convocamos nossas suposições sempre que pudermos”, acrescenta.
As informações dessa estimativa são somente para os EUA, onde atualmente o cristianismo representa 76% de todo o povo. Pela projeção feita por meio do relatório, até o ano de 2050 a diminuição do número de cristãos fará com que o país atinja a taxa de 59%. Ao mesmo tempo, a população de indivíduos sem uma religião deverá subir 30%.